Quarta Literária – 25 de Janeiro às 5pm

Tatiana Salem Levy e Denise Monteiro

Tatiana Levy

A primeira Quarta Literária do ano apresentará a jovem escritora Tatiana Levy, selecionada no ano de 2012entre os 20 melhores jovens escritores pela revista Granta, ela escreveu contos incluídos nas coletâneas Paralelos (2004), 25 Mulheres que Estão Fazendo a Nova Literatura Brasileira (2005), Recontando Machado (2008), Dicionário Amoroso da LínguaPortuguesa (2009),Primos, Se não houvesse amanhã, entre outros.
A Chave de Casa (2007) foi seu primeiro romance e conta com elementos autobiográficos. Em 2010,organizou a coletânea de contos Primos,também publicada pela Editora Record. O livro reúne histórias escritas por autores brasileiros descendentes de árabes e de judeus. Seu mais recente, “Paraíso”, foi publicado no Brasil no final de 2014, pela editora Foz. romance
Descendente de judeus turcos,Tatiana Salem Levy nasceu durante a Ditadura Militar, quando a família estava exilada em Portugal.Nove meses depois do nascimento,voltaram para o Brasil, beneficiados pela Lei da Anistia brasileira.
Morou na França e nos EUA no período do doutorado,concluído em 2007, também pela PUC-Rio.É tradutora de francês.

Denise Monteiro

Denise G. Monteiro éuma escritora que usa seu conhecimento de três idiomas (inglês, espanhol e português) para enriquecer sua criatividade literária. Nasceu em São Paulo e mora em Nova York a mais de 20 anos. Bacharelou-se em Fine Arts pela University of Bridgeport e possui dois mestrados em literatura pela CUNY’s City College(um MA em Literatura da Língua Espanhola, 2011, e um MFA em Inglês, 2007). Alguns de seus estudos incluem: a evolução das línguas indo-europeias; surrealismo e existencialismo; o uso da linguagem científica em textos literários; a cultura e literatura mexicana do século XX; Moacir C. Lopes, Richard Wright; CarmenBoullosa; e o uso simbólico de animais na literatura. Trabalha atualmente em traduções do escritor brasileiro Moacir C. Lopes e no seu primeiro livro de contos (em espanhol): “Uñas hurañas”. Denise é professora deGED e ESL no programa Community Impact da Columbia University desde 2007. Ela também é fotógrafa e artista visual multimídia. Denise se graduou recentemente do programaMaestria de Escritura Creativa en Español daNYU e está terminando um mestrado em Relações Internacionais na CUNY. É também membro ativo do Brazilian Endownment for the Arts,biblioteca e centro cultural brasileiro em Nova Iorque, que é atualmente um líder da difusão da cultura brasileira nos Estados Unidos.

Concurso Literário

Venham participar com um conto curto de 1 a 2 páginas no máximo, para dia 25 de janeiro às 6hs da noite. Aos vencedores daremos primeiro, segundo e terceiro lugar premiado por livros!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s